Recomendações.


    DICAS de SEGURANÇA em GERAL .  wink smile wink cool 

Faça boas práticas desse uso ,  ( AZUL ELÉTRICA - INFORMA ).

 

Dica 1 .

Instalação Elétrica

Cada unidade  ( prédios , residências , lojas , etc.. ) possui um quadro de distribuição de circuitos onde estão localizados os que protegem todos os circuitos do imóvel. Este quadro é projetado e executado dentro das normas de segurança e não pode ter suas chaves alteradas por outras de capacidade diferente.


Em caso de sobrecarga momentânea o disjuntor do circuito atingido se desligará automaticamente. Basta religá-lo. Se tornar a se desligar, significa que há sobrecarga contínua ou que algum aparelho está em curto. Neste caso, solicite os serviços de um profissional habilitado. Não aceite sugestões de curiosos.

Sempre que for executar manutenção, limpeza, reaperto nas instalações elétricas ou uma simples troca de lâmpada, desligue o disjuntor correspondente ao circuito.

Recomenda-se evitar furações próximas ao quadro de distribuição.

As instalações de chuveiros, aquecedor, lustres ou similares deverão ser executadas por técnico habilitado, observando-se, em especial, aterramento, voltagem, bitola, qualidade dos fios, isolamento, tomadas e "plugs" a serem empregados na instalação dos equipamentos.
Antes de adquirir aparelhos elétricos verifique se o local destinado é provido de instalação elétrica adequada para funcionar nas condições especificadas pelo fabricante.

Verifique se a carga elétrica exigida pelo aparelho não sobrecarregará a capacidade da tomada da instalação (fiação do disjuntor).

Evite a utilização de "benjamins" (dispositivo com que se ligam vários aparelhos a uma só tomada), pois podem provocar sobrecargas.

Os projetos das instalações foram dimensionados para a capacitar o imóvel ao uso dos aparelhos já instalados e daqueles comumente usados em residências.

Quando da instalação de armários próximos às tomadas, é comum que o marceneiro recorte os armários para aproveitar estas tomadas, fixando-as no próprio corpo do armário. Fique atento para que o isolamento e fio utilizado sejam compatíveis com a instalação original.

Não utilize extensões para uso particular das tomadas dos "hall's", vez que são de uso exclusivo do condomínio.

Em caso de incêndio desligue os disjuntores.

 

 Dica 2 .

Como trocar a resistência de seu chuveiro

ATENÇÃO: Desligue a chave de energia (se não sabe qual é, desligue a geral);
Abra o seu chuveiro e, com a ajuda de um alicate, retire sua resistência velha;
Encaixe a resistência nova, certificando-se de que não há folga nos conectores;
Feche o aparelho, abra o registro da água com ele desligado.

 

Pronto! É só ligar a chave geral.

Antes de efetuar a troca da resistência, aconselhamos a leitura do folheto de instruções que acompanha o produto.

O INMETRO e a AZUL ELÉTRICA  recomendam um banho de no máximo 8 minutos, que é suficiente para um banho agradável e econômico.

Nos dias mais quentes, utilize a posição "morna" do chuveiro ou ducha. Desta forma, você pode economizar mais de 30% de energia elétrica na utilização destes produtos.
DICAS PARA ECONOMIZAR ENERGIA

Nos dias mais frios, há tendência para banhos mais demorados que conseqüentemente aumentam o consumo de energia elétrica.

ATENÇÃO : A AZUL ELÉTRICA  representa várias marcas de Duchas e Chuveiros estamos a sua total disposição para lhe servir com a marca de sua preferência.

Procure tomar banho fora do horário de pico, ou seja, tome banho antes das 18h ou após às 20h. Este procedimento tem como objetivo não sobrecarregar as concessionárias de energia elétrica.

Verifique periodicamente a conexão dos fios. Caso os fios estejam derretidos, deve-se verificar se a bitola dos fios da instalação está correta e se a conexão dos fios está bem feita. Estes problemas causam desperdício de energia elétrica e sérios danos à instalação elétrica.

Caso ocorra a queima da resistência, jamais faça emendas ou adaptações. Estes procedimentos aumentam o consumo de energia elétrica e podem causar sérios danos à instalação e ao aparelho. Substitua sempre por resistências originais .